Santa Maria de Jetibá faz parte da famosa região das montanhas capixabas. Seu clima ameno, aliado às belezas naturais e arquitetura alemã, proporciona aos visitantes a sensação de estarem em uma cidade europeia.
Com arquitetura que nos remete à Alemanha, as construções no modelo “enxaimel”, ou “Fachwerk” são Marcadas pelos telhados inclinados e os detalhes em madeira.
Um dos mais belos cartões postais da Cidade é a Barragem do Rio Bonito, com um percurso de 22km de água envolto em um bonito e preservado conjunto da Mata Atlântica. A barragem é responsável pelo abastecimento de água da Grande Vitória e gera riqueza e suporte ao desenvolvimento agropecuário local.
Não é à toa que Santa Maria de Jetibá atrai investidores de todo o Estado, com forte economia, a Cidade ocupa o importante posto de maior produtora de ovos do Brasil, com uma produção de aproximadamente 360 milhões de dúzias de ovos por ano.
O município também se destaca como maior fornecedor de alimentos de hortifruti no Espírito Santo. Com clima ameno, solo fértil e gente trabalhadora, não faltam motivos para tamanho destaque na produção agropecuária.
Nossa Cidade é considerada o marco da cultura pomerana no Estado do Espírito Santo. A chegada dos primeiros imigrantes oriundos da Pomerânia ocorreu a partir de 1857, na Colônia de Santa Leopoldina, região do Jequitibá, hoje município de Santa Maria de Jetibá, emancipado em 1988.
A identidade do povo pomerano é reavivada geração após geração, através da religião, da dança, da música e da gastronomia.
Situa-se a 78 quilômetros da capital Vitória, com acesso pela ES-080 ou pela Cidade vizinha, Santa Teresa, saindo de Vitória pela BR-101 e seguindo pela ES-261.
Se você procura morar com tranquilidade e conforto, conheça nossa cidade!